Dia das Crianças pra você é sobre o que?

O dia das crianças está chegando!

E dia das crianças é uma ótima oportunidade pra conversar com os pequenos sobre consumo consciente e não os deixar cair em armadilhas.

Daqui até o dia 12/10, quem convive com crianças já sabe, elas ficam enlouquecidas com a quantidade de ofertas e de “necessidades” impostas pela mídia e passam a acreditar que PRECISAM TER absolutamente tudo o que veem na TV.

Você sabe como surgiu esta data comemorativa no Mundo?

O dia das crianças vai muito além de um brinquedo novo ou uma roupa da moda. O dia das crianças é sobre cuidado, direitos e a importância de garanti-los a todas as crianças do planeta.

Foi com esta intenção que, em 1925, ocorreu a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, em Genebra, e nela se instituiu o dia 1º de junho, como o Dia Internacional da Criança.

Anos mais tarde, com o mesmo objetivo de garantir direitos e proteção, a ONU reconheceu o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, deixando registrado ser:

Direitos das Crianças, todas elas, independente da raça, cor, credo, religião e sexo,

receber amor, carinho, educação e alimentação.

créditos: https://thinkloud65.wordpress.com/2011/07/08/3425/

(Falta tanto ainda, né? Mas enfim, continuemos na luta!)

E no Brasil?

Em terras brasileiras, por incrível que pareça, a data já havia sido criada desde 1924, acreditam? Mas parece que não pegou.

Segundo consta, só foi pegar mesmo quando o departamento de marketing de uma grande empresa de brinquedos resolveu se apropriar do tema e misturar direitos com consumo e reflexões com objetos.

A estratégia deu tão certo que outras empresas copiaram e o dia das crianças, que era pra ser um marco na defesa dos direitos e garantias dos nossos pequenos, passou a ser sinônimo de brinquedos, brinquedos e mais brinquedos.

Bom, a essa altura você já deve estar pensando: Então nunca mais devo comprar um nada pro meu filho no dia das crianças pra não cair na armadilha dos marqueteiros de plantão, certo? Não, errado!

Presente é bom, gente. Todo mundo gosta de ganhar e muita gente gosta não só de ganhar, mas de dar também (eu sou uma!).

Se pra você presentear no dia das crianças é importante, faz sentido e deixa os seus pequenos felizes, fortalecendo ainda mais os laços e as memórias que eles carregarão pro resto da vida, vá em frente! Siga o seu coração e seja feliz.

A ideia não é julgar, nem viver no extremo e na intolerância (palavra em alta nos tempos atuais, né?). É simplesmente chamar a atenção para o excesso, para os direitos das crianças e para o nosso dever como pais e educadores.

No dia das crianças (assim como em outras datas comemorativas assim eleitas pelo comércio) temos o dever de “proteger” nossas crianças da enxurrada e da lavagem cerebral que as propagandas de roupas, brinquedos e acessórios infantis acabam fazendo em suas cabecinhas.

Proteger é respeito, cuidado e amor

Armários entupidos de brinquedos prontos e estruturados aliados, à pressão dos comerciais que incentivam o acúmulo de objetos, vão tirando pouco a pouco a capacidade dos nossos pequenos de brincar, exercitar a imaginação e criar.

Portanto, a DICA é CONVERSAR e apelar para o BOM SENSO.

Conversar é sempre uma ótima opção para que as crianças possam aprender a lidar com:

  • a enorme quantidade de informação que elas têm hoje,
  • tantos desejos produzidos pela mídia e pela sociedade de consumo;
  • a frustração de muitas vezes não conseguir o que se quer;

Além de ser, sempre, a melhor maneira de construir valores e ensinar nossos filhos a refletirem e questionarem sobre o mundo.

É urgente ensinar nossas crianças a consumir de forma saudável e consciente. Sem ceder (ao menos com tanta frequência) aos apelos excessivos e descabidos da sociedade em que vivemos.

Consumir bem é sempre a melhor opção pra você e pra sua família. E não se esqueça, o que o seu filho precisa pra ser feliz não se compra 🙂

Beijos

Andréa

—————————————-

Eu sou Andréa Tavares de Lima, mãe do Bernardo e da Laura e apaixonada por gente, comportamento humano, desenvolvimento infantil, entretenimento e cultura, educação, inovação, viagens e vinho! Sou advogada por formação e empreendedora de coração. Escolhi o Direito pela paixão por escrever e saí dele pela paixão por criar. Criar filhos, histórias, soluções (criativas) para os mais variados problemas, oportunidades e empresas (já criei 2!). Amo escrever e  escrever é uma das minhas maneiras preferidas de me relacionar comigo e com o mundo.

Deixe uma resposta