O que a economia colaborativa tem a ver com os brinquedos do seu filho!

Quem é pai e mãe sabe: quando o assunto é brinquedo, o desejo da maioria das crianças – senão todas – é simplesmente sem fim. Das figurinhas de banca de jornal às naves espaciais dos filmes de aventura, nossos pequenos desejam ter tudo aquilo que lhes parecem sinônimo de felicidade e diversão e mais do que isso, mudam de “paixão” ou de “ídolo” a cada 5 minutos, não é verdade?

Pois bem. Se atender a todos os desejos dos nossos filhos é absolutamente inviável sob o ponto de vista financeiro – pelo menos para boa parte das pessoas, e completamente reprovável sob o ponto de vista educativo; sob o ponto de vista da sustentabilidade temos que reconhecer que anda cada vez mais complicado acompanhar a demanda das sociedades de consumo, sem destruir o que ainda resta desse nosso planeta, não é mesmo?

Mas calma, nem tudo está perdido. Claro que existe um lado familiar de impor os limites e as condições para se ganhar ou não um brinquedo. Isso é com você e ninguém pode fazê-lo em seu lugar. Mas o legal desse mundo novo que vem surgindo por aí é que tem muita gente bacana pensando em alternativas para a forma de consumir, a colaboração e o compartilhamento e foi em meio a toda essa inspiração que surgiram empresas incríveis – e que muitos de vocês já devem ter ouvido falar – que decidiram faturar com uma ideia super colaborativa: a locação de brinquedos e acessórios infantis.

Sim, elas existem. São empresas que se propõe a oferecer inúmeras opções de brinquedos para que você mamãe e papai, conscientes de que um brinquedo é sucesso em sua casa por apenas alguns meses, e que não curte ou simplesmente não acha que faz sentido ter prateleiras e mais prateleiras abarrotadas de objetos, possa proporcionar aos pequenos a oportunidade de brincar com o que desejam por certo período e em seguida devolver e trocar por algo novo e até mais legal e adequado para a idade.  

Ideia simples = ideia genial e melhor de tudo: super sustentável.

Aqui em São Paulo temos algumas opções bem legais desse tipo de empresa. Uma delas é a Okipoki, comandada pela Denise Della Nina Andrade, que nos contou que a ideia da empresa é incentivar o consumo colaborativo desde a infância e evitar o acúmulo desnecessário de coisas dentro de casa:

“Nosso serviço não incentiva a ideia de ter muitos brinquedos em casa, o que acreditamos não ter serventia, nem agradar as crianças. Queremos incentivar o consumo colaborativo. Nosso negócio é oferecer brinquedos que vão estimular as habilidades das crianças, mas depois podem devolver, trocando os brinquedos. Além disso, outra vantagem do aluguel é evitar aquela situação em que sua casa se transforma em um playground”.

O funcionamento é facílimo, porque tudo é feito online e os brinquedos são entregues e retirados na sua casa. Mais comodidade do que isso não existe, não é? Segundo a Denise:

“Para alugar é bem simples pois tudo é feito pelo site. A cliente escolhe os brinquedos e o plano de locação que melhor lhe atende. Faz o pagamento por cartão ou boleto e agendamos a entrega sem custo. Antes do prazo de locação terminar avisamos por e-mail e a cliente pode renovar, trocar os brinquedos com um novo plano ou devolver”.

Bom, para resumir, além de economizar seu rico dinheirinho com inúmeros brinquedos cujo destino já sabemos qual é, a ideia do consumo compartilhado é uma baita oportunidade de ensinar uma porção de coisas legais às crianças, como compartilhar, consumir de forma mais equilibrada e consciente, zelar pelo que tem (ainda que por tempo determinado), devolver e o mais importante, não se apegar. O aprendizado é riquíssimo e o resultado, com certeza, vale a pena.

Além da Okipoki, logo abaixo selecionamos mais duas empresas similares, que achamos interessantes você consultar. Nosso objetivo é divulgar o serviço e a própria ideia do consumo colaborativo, pois assim acreditamos estar contribuindo para que iniciativas bacanas como esta cresçam, se dissipem e colaborem para um mundo melhor.

Então já sabe, da próxima vez que pintar aquela vontade de dar um brinquedo novo pro filhote, pensa duas vezes se vale mesmo a pena comprar, ou se alugar um brinquedo por uma breve temporada não é mais negócio pra você, pro seu filho e pro planeta.

Um beijo

Andrea e Anna

Locação de brinquedos:

http://okipoki.com.br/

http://www.joanninha.com.br/

http://www.clubedobrinquedo.com.br/

 

 

2 Comment

  1. Alan Alves Antonio says: Responder

    Muito legal esta ideia.. Hoje temos outras empresas que oferecem um serviço similar, porém para aluguel de brinquedos para uma data especial como aniversário ou dia das crianças.
    É muito importante estimular a pratica de atividades físicas em idade pediátrica, e para isso existem alguns brinquedos que deixam está prática muito mais divertida como cama elástica, pula pula inflável ou até mesmo futebol de sabão.
    Para este outro ramo de aluguel de brinquedos recomendo essas duas empresas: Rei da Diversão https://www.reidadiversao.com.br e Kids Fun Eventos https://kidsfuneventos.com.br
    Nada melhor que as crianças estejam felizes e ao mesmo tempo praticando algum tipo de atividade física com os amigos.

    1. Com certeza, Alan!

Deixe uma resposta