Brincando nas praças de Sampa

2013-06-01 13.19.58

As praças da zona oeste e a infância na rua

Eu amo programas ao ar livre. Adoro levar meus filhos pra passear, vê-los correr, transpirar e voltarem pra casa bem sujos.

Passei minha infância todinha brincando na rua, ralando o joelho e me divertindo até a último grito da minha mãe pela janela da nossa casa dizendo que já era hora de entrar.  Mãe da rua, pega pega, queimada, taco, esconde esconde, corda, amarelinha, carrinho de rolimã … Era uma delícia!

De lá pra cá, muita coisa mudou. Algumas para melhor, outras nem tanto. São raras as crianças que ainda tem o privilégio de brincar na rua, por isso que parques e praças, especialmente em uma cidade grande como são Paulo, fazem toda a diferença na hora de brincar e fazer programas com cara de “brincar na rua”.

Aqui na zona oeste de são Paulo temos várias opções muito legais de praças e parques que, com o apoio e a consciência dos moradores, estão sempre limpos e bem conservados. Destaquei as que costumo ir com mais frequência e que considero mais legais pra molecada brincar, correr, andar de bicicleta e fazer PIC NIC.

Conhecida como a praça dos cachorros, em razão da grande quantidade de frequentadores que costumam passear com seus fiéis companheiros de quatro patas, a Praça Barão Pinto Lima – localizada no Alto de Pinheiro – tem parquinho com tanque de areia, balanço e escorregador; uma área verde enorme, com árvores centenárias, duas quadras e muito espaço pra correr, brincar e andar de bike. O espaço conta ainda com seguranças particulares, custeados pelos moradores da região, e está sempre impecável.

2013-06-09 12.42.01

Um pouco mais pra baixo, já próximo à praça pan-americana, tem um outro cantinho delicioso e super bem cuidado, a Praça Conde de Barcelos– também no Alto de Pinheiros – que conta com parquinho cercado com brinquedos de madeira, tanque de areia e muito espaço verde pra passear. A praça é bem grande e arborizada e tem ainda aparelhos de ginástica para todas as idades.

A Praça Província de Saitama, na mesma região de Pinheiros, é deliciosa. Também repleta de área verde, tem um parquinho bem bacana com brinquedos novinhos e super bem conservados pela associação de moradores, que trabalha duro para manter o local seguro, limpo e frequentável. Recentemente, em parceria com a USP, as árvores da praça foram catalogadas e ganharam plaquinhas com seus nomes e origens. E em breve, aparelhos de ginástica serão instalados.

saitama

Por fim, já mais próximo à Vila Madalena, há a Praça das Corujas, que além de um parquinho também bem equipado e bastante área verde para brincar e passear, tem pequenos morros gramados onde a criançada adora escorregar sentadas em pedaços de papelão.

Opções é o que não faltam, agora é só pegar a garotada e correr pra diversão! E lembre-se, os espaços públicos são de todos, portanto, leve seu lixinho pra que possamos voltar sempre.

Um beijo

Andrea

Endereços:

Praça Barão Pinto Lima: Praça Barão Pinto Lima, Boaçava

Praça das Corujas: Avenida das Corujas, s/n – Sumarezinho

Praça Província de Saitama: Rua Cardeal Cagliori – Alto de Pinheiros

Praça Conde de Barcelos: Rua Massacá, s/n – Alto de Pinheiros

Deixe uma resposta