Quantos presentes de Natal?

Dezembro está aí e com ele o Natal, os shoppings lotados, o excesso de desejos e as compras intermináveis, não é mesmo?

Já pensou como lidar com estes anseios todos que este mês desperta nas crianças? Difícil, né?

Por isso, separamos um texto beeem legal pra nos ajudar a refletir sobre o tema. Com a palavra, Dra. Silvia Álava Sordo, Psicóloga e Diretora da Área Infantil do Centro de Psicologia Álava Reyes, Espanha.

Boa leitura!

Beijos,

Andréa e Anna

Quando a criança tem demasiados presentes de Natal

Em breve chegará Papai Noel carregado de presentes para as crianças que tenham se comportado bem e tenham tirado boas notas durante o ano. Durante o Natal as crianças se enchem de brinquedos e presentes. Tantos, que na maioria das vezes podemos afirmar que são demasiados.

Ás vezes, as crianças recebem tal quantidade de brinquedos que se vêem sobrecarregadas e terminando fazendo pouco caso de muitos deles e não é raro ver crianças rodeadas de brinquedos e dizendo que estão aborrecidas.

Excesso de brinquedos pode gerar um excesso de estímulos

Esta avalanche de brinquedos faz com que as crianças fiquem sobrecarregadas de estímulos, provocando que não tenham tempo para aprender a estar sós e a tolerar a frustração que se desencadeia quando, em um determinado momento acabam se aborrecendo sem saber o porquê. E isso é um erro, pois a única pessoa que podemos assegurar que será nosso companheiro de vida, de forma incondicional até o final dos nossos dias somos nós mesmos.

É por isso, que desde pequenos temos que aprender a gostar de nós mesmos estarmos contentes com a gente. Por isso, é bom que as crianças aprendam a estar sós por alguns momentos. Quando são pequenas temos que deixá-las treinar isso, dizendo-lhes: ‘está vendo estes carros, ou estas bonecas? Aproveite e monte uma sala de aula para brincar como se fosse um professor, que mamãe volta em alguns minutos para ver o que é que está fazendo, e esse tempo vá se alongando cada vez mais. Deixe a imaginação da criança criar asas.

É bom que as crianças façam atividades, mas hoje em dia existem algumas crianças que têm uma agenda apertadíssima, sem tempo livre para brincar, para aprender a se divertir e a estar sós ou com seus irmãos. As crianças têm que aprender a se aborrecer, começando por tolerar frustração por não ter um plano de forma contínua. Não é bom que um adulto esteja guiando constantemente suas atividades, incluindo as de lazer.

O esforço das crianças tem prêmio

Com o excesso de brinquedos acontece uma coisa parecida. Existem crianças que têm quase tudo disponível no mercado e não são capazes de desfrutá-lo. Por quê? Em muitas ocasiões porque não valorizam. Quando as coisas nos vêm dadas e não tivemos nenhum esforço pra consegui-los não valorizamos tanto como aquelas pelas quais lutamos, que tenhamos trabalhado e que tenha custado um esforço para consegui-los. Papai Noel traz presentes para as crianças que tenham sido boas durante o ano, e é muito importante dar ênfase a este requisito às crianças, pois dessa forma podemos ligar estes presentes, os brinquedos, ao comportamento da criança e ao esforço que ela tenha feito durante o ano.

Existem crianças que recebem demasiados brinquedos e se juntam com tantos presentes que acabam se esquecendo e não são capazes de ‘atender’ a todos. Sejamos razoáveis e utilizemos o senso comum. Não devemos encher as crianças de presentes e brinquedos desnecessários. O ideal é ter um pacto prévio com a família e os amigos.

As crianças escolherão os seus brinquedos, guiados pelos seus gostos e pelos anúncios vistos na televisão ou na internet ou brinquedos que tenham sido vistos na casa de algum amiguinho, mas isso não tira a autoridade dos pais para que dirijam a cartinha de Papai Noel em função da idade e das necessidades de cada criança. Assim, por exemplo, sempre é bom incluir livros de leitura, cadernos de atividades, lápis de cor, pinturas, estojos, que podem ser usados como material escolar.

Outro brinquedo que a criança tiraria muito proveito é uma lousa para escrever, pois quando for pequena adorará brincar de professor e aluno com os bichinhos de pelúcia e bonecos e quando for mais velha poderá servir como suporte para trabalhar em casa com os deveres. E não devemos nos esquecer uma premissa fundamental: ensinemos as crianças a valorizarem o que elas já têm.

Silvia Álava Sordo

Psicóloga e Diretora da Área Infantil do Centro de Psicologia Álava Reyes Consultores

Colaboradora de GuiaInfantil.com

Fonte: https://br.guiainfantil.com/materias/natal/quando-a-crianca-tem-demasiados-presentes-de-natal/

 

Deixe uma resposta