Pais deveriam gastar menos com brinquedos e mais com viagens em família

Está com uma viagem em família marcada para algum feriado prolongado ou férias? Se não estiver, é bem provável que você queira planejar uma depois de ler essa história.

Viagens em família vão muito além da diversão. Na verdade, elas também são muito importantes para o desenvolvimento emocional das crianças.

Uma pesquisa recente, publicada no Journal of Commercial Research, mostra que as viagens em família têm um impacto profundo e duradouro sobre o bem-estar e a felicidade geral das crianças.

Esse estudo aponta que os presentes relacionados às experiências, como as viagens ou passeios, causam um impacto muito mais profundo nos seus filhos que os presentes materiais.

Por que isso acontece?

Um motivo é que passar tempo em novos locais é importante para o desenvolvimento cerebral das crianças.

Visitar novos locais ou fazer novas atividades contribui para o desenvolvimento de partes do cérebro que estão associadas com a administração de stress e o aprimoramento da habilidade de aprender.

De fato, as crianças que viajam nas férias voltam à escola e obtêm notas melhores em leitura, matemática e conhecimentos gerais do que os amigos que não foram viajar.

E isso independe do destino da viagem: Disney ou o sítio dos avós, o efeito é o mesmo.

Os pesquisadores também apontam que as viagens trazem benefícios não apenas em curto prazo, mas também em longo prazo, porque contribuem para a construção de lembranças duradouras e positivas.

Outro estudo realizado na Inglaterra apontou que a maioria das pessoas indicam as lembranças de suas férias de família em suas infâncias como suas preferidas.

Isso levou os pesquisadores a concluir que a “felicidade é ancorada” nos indivíduos. Em outras palavras, as viagens em família duram mais que brinquedos.

Elas se tornam parte da identidade das pessoas e contribuem para formar a visão de mundo delas.

Lição para as crianças

Os benefícios das férias já começam antes delas chegarem: o planejamento em família é uma ótima maneira de cultivar a relação entre pais e filhos.

As crianças aprendem a economizar e planejar dinheiro para algo maior. Uma boa dica é incentivar o uso do cofrinho para que o dinheiro economizado possa ser utilizado na viagem para algo que elas queiram.

Benefícios para os pais

Férias também são ótimas para os pais. Outra pesquisa mostra que as compras de experiências também tornam a vida dos adultos mais prazerosa do que os itens materiais.

Mesmo que você a use mais, a TV gigante que você comprou vai lhe trazer menos prazer do que uma viagem à praia, de acordo com os resultados da pesquisa.

O mesmo vale para os vários brinquedos aos seus filhos. Em vez de gastar uma fortuna de presentes da Patrulha Canina, os especialistas em paternidade concordam que você deve economizar para uma viagem em família.

Assim, todos ficarão mais felizes, tranquilos e mais inteligentes por causa da experiência.

 

Fonte: https://awebic.com/viagem/viagens-em-familia/

1 Comment

  1. regina tavares de lima says: Responder

    Perfeito. Concordo plenamente com essa linha de raciocínio. Ano passado, férias de julho, eu e meu marido fomos viajar,quinze dias, para um hotel fazenda, com nossos dois netos. Foi inesquecível está experiência. Espero este ano reviver aqueles momentos na companhia deles.

Deixe uma resposta