O Brincar e a vida adulta!

E em tempos corridos de tantas e tantas necessidades, muitas vezes nos esquecemos que as crianças são apenas crianças e viver a infância é essencial para que elas se tornem adultos completos.

Neste texto curto, mas bem pertinente, o Educador Geraldo Peçanha fala da importância do Brincar na vida das crianças.

Pais, vamos encontrar o equilíbrio e proporcionar aos nossos filhos uma infância leve, feliz e cheia de boas recordações. Que tal?

Boa leitura

Um beijo

Andrea e Anna

A criança que brinca, torna-se um adulto que respeita.

Por: Geraldo Peçanha de Almeida | Em: 30/07/2014

A  brincadeira tornou-se hoje o maior obstáculo para a educação de filhos saudáveis. Na era na informática onde computadores e eletrônicos concorrem a até roubam a infância, os pais muitas vezes não sabem como lidar com a questão.

E de fato tudo é muito complicado mesmo. Muitas vezes, nós pais achamos que se impedirmos nossos filhos de horas no computador estamos isolando-os de um mundo que é o deles. Por outro lado, se empreendemos uma luta por manter e resgatar formas mais saudáveis de brincar parece que estaríamos obrigando nossos filhos a viver uma infância que já se perdeu.
Dessa forma, pergunta-se? É possível um caminho do meio? Sim. A resposta é exatamente esta. Não podemos nem permitir que nossos filhos entreguem à informática sua infância e nem podemos obrigá-los a viver tão somente em um passado saudosista. O caminho é encontrar o equilíbrio entre tantas formas de brincar.
O brincar faz com que a criança se perceba. Faz com que ela reconheça suas potencialidades e seus limites. É o brincar que internaliza na criança  a regra saudável de convivência, e é o brincar que vai ajudá-la a ser um adulto saudável.
Quem não brinca carrega uma amargura na alma. A criança precisa se permitir brincar. Ela organiza e reorganiza um mundo a partir do brinquedo e nós precisamos permitir que elas façam isto senão corremos o risco de torná-las adultos inflexíveis.
Não importa a forma, o brincar precisa de diversidade, de multiplicidade e de simplicidade. É possível uma criança brincar ate mesmo com seus próprios dedos.
Brinquedos lúdicos, tradicionais ou modernos podem conviver de forma harmoniosa em casa, na escola ou até mesmo em áreas de lazer comuns em prédios, bairros e shoppings.
É papel dos pais encontrar tempo para acompanhar o brincar das crianças, pois é por meio dele que desponta belo e lindo adulto  pra vida.
Fonte: http://www.portaleduka.com.br/materia/formacao_docente/brincadeira/a-crianca-que-brinca-torna-se-um-adulto-que-respeita

Deixe uma resposta