Visitando a Pinacoteca em família!

Levar as crianças ao museu pode ser uma boa opção de passeio e em São Paulo não faltam lugares para visitar.

Ir a Pinacoteca era um passeio que eu tinha dúvida se valeria a pena fazer com uma criança de 3 anos, mas depois de ler sobre o programa Pinafamília me animei e lá fomos nós. Posso garantir que valeu muito a pena.

“O Pinafamília tem como objetivos estimular a visita de famílias à Pinacoteca; favorecer o convívio familiar por meio da fruição da arte e estimular a visita a espaços culturais; desenvolver processos de aprendizagem em arte por meio de atividades lúdicas e participativas; favorecer a compreensão, por esse público, da importância do patrimônio e de sua preservação.”

Um programa pensado para a família toda dentro do museu, como explorar o espaço com as crianças, como quebrar o silêncio de um museu com as crianças. Fiquei muito surpresa com o programa e feliz em ver iniciativas como essa.

O Lugar é demais, fazia muito tempo que não entrava lá, tinha esquecido como era lindo e imponente. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Pinacoteca está completando 110 anos. É o museu de arte mais antigo da cidade. Está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo.

Logo na entrada tem uma bancada que distribui um material bem legal para orientar e entreter a visita com as crianças. Um dos itens é um jogo que pode ser feito de várias formas, indicam algumas opções, mas reforçam que são apenas sugestões de como jogar. Usamos um dos materiais para fazer um caça ao tesouro, mostrando um detalhe da obra e as crianças tinham que encontrar a obra em uma sala.

Nem preciso dizer que foi muito divertido e conseguimos visitar o museu todo, entrando em todas as salas com muita diversão, observação e perguntas dos pequenos. Quase 1 ano depois meu filho ainda lembra desse passeio com muito entusiasmo.

Fomos em outubro do ano passado, então pode ser que a programação tenha alterado um pouco, mas dei uma olhada no site e parece que tem programações adicionais.Informação importante, Pinafamília acontece todo 2° domingo do mês, de abril a dezembro de 2015 (Agora em 2016 também!).

Para mais informações – http://bit.ly/1vwvFKt

Vale comentar que do outro lado da rua fica o Museu da Língua Portuguesa, que também rende um passeio muito bacana com as crianças.

Beijos

Anna

Deixe uma resposta