MUSEU É PROGRAMA PRA CRIANÇA, SIM!

Você já levou as crianças no museu?

Sabia que ir ao Museu pode ser um passeio delicioso e superinteressante pra todas as idades?

Pois é, vamos bastante com a molecada. Com 4 e 7 anos, meus pequenos já estiveram no MASP, no MIS, no MUSEU DE CULTURA AFRO, no INSTITUTO TOMIE OTHAKE, na PINACOTECA e em várias exposições que já passaram pela cidade.

Pra mim, o mais legal de levar as crianças ao Museu ou a alguma exposição não é saber o que eles vão aprender, ou querer transformá-las em críticos de arte, mas é poder proporcionar a elas a oportunidade do novo.

Acho isso fascinante e me sinto obrigada como mãe a apresentar aos meus filhos, toda e qualquer possibilidade que estiver ao meu alcance.

Cada exposição é uma surpresa, cada artista uma nova descoberta. Gostamos mais de uns do que de outros, claro. Mas nos permitimos sempre conhecer, visitar, observar.

Quando vamos em família sempre fazemos um jogo, uma brincadeira. O passeio fica mais leve, divertido e dá a possibilidade de cada um absorver a experiencia do seu jeito, a partir do seu repertório.

Um passeio ao museu não é apenas ver obras de arte. Muitas vezes os museus estão em prédios antigos, com arquiteturas belíssimas e cheios de história e deliciosas paisagens.

Permitir que as crianças tenham contato com arte em geral é pra mim de uma riqueza sem fim. Acho delicioso vê-los curtindo o passeio, fazendo perguntas, nos contando suas percepções.

Não tenho nenhuma pretensão que meus filhos se tornem grandes apreciadores de arte ou verdadeiros artistas conhecidos mundialmente. Não. A ideia é única e exclusivamente proporcionar a eles experiências que julgamos interessantes.

Mais pra frente, se odiarem quadros, esculturas ou qualquer outra forma de expressão artística, tudo bem, não me importo. Pelo menos terão repertório para tomar suas próprias decisões, fazer suas próprias escolhas.

Proporcionar experiências e mostrar o mundo sob vários pontos de vista às crianças é papel fundamental para que cresçam adultos capazes de pensar e agir com senso crítico e fazerem suas próprias escolhas.

Não perca essa chance com os seus pequenos!

Um beijo

Andréa

 

Deixe uma resposta