7 brincadeiras ao ar livre pra curtir as férias com as crianças!

As tão aguardadas férias chegaram! Se para as crianças a chegada das férias é razão de alegria, descanso e diversão, para nós, pais, as férias são muitas vezes sinônimo de correria, trabalho dobrado e muita criatividade pra entreter a molecada, não é mesmo?

E como sabemos que nem todos tem o privilégio de passar o mês todo viajando e curtindo por aí com os filhos, resolvemos dar uma mãozinha e selecionamos algumas brincadeiras ao ar livre que é pra deixar a criançada longe do sofá e das guloseimas, pelos menos, por boa parte do dia. 

Incentivá-los a brincar em praças, parques, parquinhos de clubes e prédios é uma ótima opção para começar os programas saudáveis e gostosos ao ar livre. Mas se você quer realmente contribuir para que as brincadeiras sejam bem divertidas e os dias de julho sejam marcantes e especiais, aqui estão nossas dicas de brincadeiras de “antigamente” que , certamente, farão sucesso entre a garotada!

Porque criança gosta mesmo é de brincar com liberdade, se sujar, jogar bola, pedalar e explorar. Portanto, proporcione estes momentos e mesmo que você só possa estar presente por algumas horinhas do dia, curta as férias com eles da melhor forma que puder.

Um beijo

Andrea e Anna

1) Polícia e Ladrão

Mesclando esconde-esconde com pega-pega, polícia e ladrão é um ótimo jeito de tirar os filhos de casa nas férias. A brincadeira pode para ser feita com pessoas de diferentes idades e a qualquer hora. Não há quem não goste.

2) Mãe da Rua

Na brincadeira desenvolve-se equilíbrio e rapidez, fugindo do pegador com uma perna só ao tentar atravessar até o outro lado da rua. Se pega, a criança ajuda o pegador a capturar os outros, ganha o último a ser pego.

3) Caça ao tesouro

Organizar uma busca por um tesouro que valha a pena (guloseimas podem ser ótimas pedidas!) dentro de casa, ou no quintal do prédio estimula a criança a pensar e é ótimo entretenimento para as férias. Com pistas inteligentes e lógicas, a brincadeira desenvolve o raciocínio sem que pensar torne-se uma tarefa chata.

4) Pique Bandeira

Se a turma estiver completa, vale a pena organizar um pique bandeira, jogo que não exige nada mais que delimitar o espaço de cada time e um pedaço de pano. Além de fazer a criançada se movimentar, a brincadeira cria uma disputa saudável que envolve muita correria e estratégia.

5) Cabra cega

Em um pátio ou um ambiente sem obstáculos, pode-se brincar de cabra-cega. Enquanto quem está vendado aprimora a audição, ou outros se espalham em volta do pegador, que por meio da voz tenta encontrá-los

6) Barra Manteiga

Com apenas quatro pessoas a brincadeira já pode acontecer. Duas linhas paralelas distantes marcam o limite do território de cada time. Quando um integrante de um grupo bater na palma da mão de cada um recitando “Barra-manteiga / Na fuça da nega / Minha mãe / Mandou bater / Nesta daqui / Um, dois, três”, todos devem ficar atentos e o último que for tocado sair correndo para tentar pegar o adversário. O jogo faz todos correrem bastante e trabalha o conceito de equipe.

7) Corrida de Canguru

Também chamada de corrida de canguru, ganha quem chegar mais rápido com os sacos nas pernas. É uma ótima idéia para reunir os amigos e faz todos se exercitarem bastante.

Fonte: http://abr.ai/29jhQes

 

 

Deixe uma resposta